Se você pensa que já tentou de tudo para melhorar os resultados da empresa em que atua, saiba que você pode estar deixando de lado uma coisa importante.
Existe um fator que já foi comprovado pela Gallup e pela Harvard Business Review que pode aumentar a lucratividade da sua empresa em até 21% e fazê-la crescer até 2,3 vezes mais do que a média: estou falando do engajamento do seu time.
Há alguns anos, a grande busca das empresas era pela produtividade. Até que se tornou perceptível que não basta as pessoas serem produtivas dentro do escopo de tarefas que lhes cabem. Para uma empresa de alta performance, é preciso que os colaboradores se conectem com o propósito da organização, tenham “senso de dono” e queiram entregar além de suas obrigações. Quando as empresas se deram conta disso, começou a busca pelo engajamento. Acontece que manter um time engajado vem se tornando cada vez mais desafiador levando em conta a inquietude dos profissionais da última geração.
Colocar cerveja no frigobar, mesa de ping pong, um dia de folga… são apenas detalhes perto do que é necessário ser feito para manter um time engajado. Ações pontuais como essas vão no máximo aumentar o engajamento do time por um curto período.
O buraco é muito mais embaixo. Toda a jornada de experiência que a sua empresa oferece aos seus colaboradores interfere nos níveis de engajamento do time a longo prazo. Um dos fatores que tem maior influência é como essa jornada contribui com a saúde mental e desenvolvimento das pessoas.
A Gallup realizou uma pesquisa com mais de dez mil trabalhadores americanos em 2022 para verificar a influência da saúde mental dos colaboradores no engajamento do time. Foi verificado que os colaboradores classificados como engajados tinham 5 vezes mais chances de afirmar que a empresa teve impacto extremamente positivo na saúde mental do sujeito ao longo dos seis meses anteriores.
Também foi relatado, em 2021, que colaboradores que experienciam o cuidado com o bem-estar no ambiente de trabalho apresentam três vezes mais chances de estarem engajados.
Além dessas pesquisas, a Gallup já reportou em outros estudos que alguns dos fatores que influenciam diretamente no engajamento são as oportunidades de desenvolvimento que a empresa oferece, a disponibilidade de programas de bem-estar e o fato de o time se sentir valorizado e reconhecido.
Sabendo que as pessoas são o maior diferencial competitivo de uma organização, muitas empresas já estão acompanhando essas pesquisas e tomando ações alinhadas para engajar e reter seus times. Algumas dessas ações são investir em soluções para oferecer aos colaboradores conscientização e apoio ao autocuidado, ferramentas para o desenvolvimento de inteligência emocional e soft skills em geral.
No cenário que estamos vivendo hoje, continuarão crescendo as empresas que podem oferecer esse cuidado às suas pessoas. Além de atraírem mais talentos, serão capazes de cultivar diariamente um terreno mais fértil para colaboradores engajados.
O que sua empresa tem feito hoje para se diferenciar nesse sentido?